top of page

Pará assina primeira concessão para reflorestamento no Brasil

  • Foto do escritor: Eder Basegio
    Eder Basegio
  • 16 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

O Governo do Pará e a empresa Systemica assinaram, na segunda-feira (14), o contrato para a primeira concessão para reflorestamento de terras públicas no Brasil com aproveitamento de Créditos de Carbono de Restauração (ARR). Com prazo de concessão de 40 anos, o projeto prevê a recuperação de 10,3 mil hectares de floresta e o sequestro de 3,7 milhões de toneladas de carbono equivalente. De acordo com um estudo do governo paraense, o investimento estimado é de R$ 258 milhões, com expectativa de gerar uma receita total de R$ 869 milhões, além de criar aproximadamente 2 mil empregos na região.

O governador do estado, Helder Barbalho, celebrou a consolidação da parceria público-privada que abre um novo modelo de desenvolvimento para a região. “Acho muito importante aproveitar este momento para que possamos fazer uma grande celebração desta parceria público-privada que permite com que possamos inaugurar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a região da APA Triunfo do Xingu. Tenho absoluta certeza de que o Estado do Pará hoje se provoca a ser um farol para o Brasil, de poder apresentar este modelo que certamente demonstra a sua viabilidade econômica e a sinalização de que este modelo deve ganhar escala”, disse.

Além dos benefícios ambientais, um Plano de Atuação Integrada foi desenvolvido pela gestão estadual para reforçar a presença do Estado na APA Triunfo do Xingu, levando uma série de benefícios para a comunidade. Um Centro de Desenvolvimento será instalado na região, com uma série de serviços para a população, que também será beneficiada por meio do equipamento público.

“Nós estamos falando de ampliação da presença na estratégia social, da ampliação da presença na estratégia de segurança pública, da estratégia de regularização fundiária, da estratégia de proteção ambiental e claro, o desenvolvimento econômico-social para que nós possamos gerar emprego e gerar renda paras as comunidades locais”

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page